O Google Docs é uma ferramenta muito útil desenvolvida pelo Google, onde a partir de qualquer computador com acesso a internet você poderá acessar os seus documentos: planilhas, apresentações, textos onde quer que você esteja.
Você também pode criar o documento no próprio site e editá-lo quando desejar. Ainda pode exportar o arquivo em formato texto, csv, HTML, pdf. E se já tem o documento criado, poderá fazer upload, armazenando-o no site e tendo acesso a ele em qualquer computador conectado a rede.
Facilita muito o dia-a-dia do professor, do aluno e de qualquer profissional que trabalhe com criação e edição de documentos e precisa ter acesso a ele com facilidade.
Para utilizá-lo, basta que você tenha uma conta no gmail (é grátis), acesse a página http://docs.google.com , entre como usuário e senha e pronto. Vamos utilizar.
Neste caso, vamos criar um formulário de avaliação para aplicar aos alunos e obter os resultados de como se saíram na prova.
Na planilha que iremos elaborar, você poderá ter a visão geral dos resultados, inclusive um gráfico apontando a quantidade de acertos obtidos.
Vantagens:

Você estará contribuindo com o planeta na medida em que vai diminuindo a utilização de papel impresso e usando a tecnologia para realizar a mesma coisa. No final, menos papel para ir para o lixo.
![clip_image001[1] clip_image001[1]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhB56q9PWvTQEpnbj5U2DoOrRn_yombvzVg1ogUBOhtSfxdws9iZE61r0YiPrXhVVX7tNpc8OtPEI4Q4nTPJwoDtpHirOQboOEM5rWFi1dEsqFwCudZGAvCRehxShQZwM95WgxhxFRnP2sk/?imgmax=800)
A forma de visualizar os resultados é muito prática. Fica tudo armazenado na planilha, então é muito simples de se verificar.
Justificativa:
Hoje em dia temos tantas ferramentas interativas que facilitam o dia-a-dia que convém estarmos familiarizados com elas e utilizá-las da melhor maneira possível.
Objetivos gerais:
Criar um formulário para avaliação de conteúdo aplicado.
Objetivos específicos:
![clip_image001[2] clip_image001[2]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOc5s6XAz6_iqI8IzdKLac70mw2lF3Zwl5NbVGGYtA-FaexreYUA05Zrz6SUyohWtBXe2v-GLaiOI0s1rBPUxhKIhQG5CYmWDqu2gzdkVph6qSB_TNZYrfGYzZp_R4fBBG2g1B7-MpHBFy/?imgmax=800)
Utilizar as ferramentas grátis oferecidas por sites especializados na internet promovendo uma maneira interativa de avaliar;
![clip_image001[3] clip_image001[3]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqG-oENtVpSr9up9JEalf21BeWFQDbTkREEgNJ4p4ZjeczClwJVFs25NAdvI1-EjKR-TAzDXzKIDBFist-2aU8113fANWuG72KViwPwVedLZ6DnH9lDKaoJNDG-mqoHNy3xlNOSE-p2ucx/?imgmax=800)
Oferecer aos alunos uma maneira alternativa de ser avaliado, condizente com a atualidade, que é cada vez mais dependente da tecnologia.
Desenvolvimento:
Aparece uma tela como essa:
![clip_image001[5] clip_image001[5]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhuqlKU-QLN3SLPHEJ97O6E6GKYF13ewuMI1IvkH-lvp1vNLKJIroFgUW_UYaTzr9E8e0ByLlP4QuxyYNVaaWHAptZcdR-k55vRZZvn_nrnW4PhsLQEGBAmvTZUHwB9lsryHG5o1BJBZE7/?imgmax=800)
Observando a imagem, onde temos E-mail, no canto direito, inserimos nosso e-mail “gmail” e abaixo introduzimos a senha. Clicar em login.
![clip_image001[6] clip_image001[6]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPFNTBV-9YQazA1VaiRy1N8-fdX822lBhrL3GJ0uxGYZxqH_OG6DzgZF98nwYmPlwThf8P1mWF7e_8-n90MpLg60_n_eRFLT7uDCjVdjd03RVbNiCqn3kJgbb4ljm1BypftsuegWUOP2mi/?imgmax=800)
Se você não tem uma conta do Google (gmail) você clica onde está escrito “iniciar” e cria a conta para realizar os procedimentos descritos abaixo.
![clip_image001[7] clip_image001[7]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtx7asW9-Xp_chmG4_oub-ix-67ePvVoZaOd0BDlXZWbsGx97FVsiW64mYhLiC9Y0V71eIBiGeuHj304lMQqAbIdhkC7ozAtQ0w02FWpECLsRsnvbao5-JfZYQyMgW9XI7ftjiHTfZq89s/?imgmax=800)
Clica em “login”.
Pronto, estamos na página inicial onde você poderá criar o formulário.
![clip_image001[8] clip_image001[8]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrjlhexxulbgP6kwdUDqZcFkprDwKMmXr0b71_mvhwaibnD_AR2CIINNZ3LGDyOfsHspOnErYLx8BrvOsjuy0PaZbGFo5Eyt0YwZm5CXuflIEe3mDY5eW771-R2zYgSLalfQbTTVfmfxOt/?imgmax=800)
Clicar em “Criar novo”. Irá aparecer as opções abaixo:
![clip_image001[9] clip_image001[9]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSA-UjHL2-IaBdDzPsKQ7OfAECqGXa6TmWTL3t86QcrktTVAvWLb7zAcoVOjcnc_cbW_riB2qAA5f13pMCs8PzMnHquqbh5Aljh6ujAqcZRILXvHOHY_oCrJ-I3GfnZfwgq0n5ND9ERb1S/?imgmax=800)
Como queremos criar um formulário, clique em “Spreadsheet”.
![clip_image001[10] clip_image001[10]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7owF8nOo018NbtQwq5b0SrB_X26VsMDq9dwPW6327MmEYXcuccbi4nHwzbJ5RKqsW5oRi6z3GFTgtV4_QeqxCngEGAd4VBcLyvXV6ChhEFmNzyBj0phoEFpwMzsj6D3t3aoKEaeqHA6ZX/?imgmax=800)
Irá abrir uma planilha, como a do Excel. Procure no menu a opção “Formulário” e clique em “Criar um formulário”.
![clip_image001[11] clip_image001[11]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVPQDupF2fhLJi1V1X5LLajJsUDesYEOF1kMNLz5ZzwCcN62pWvta1G-V3-jysxHUqseZ8Cz3oZmHPV5JlRzpeKzHJE7fh8lol57ju35K70e6f5mp9tgXyWYy0nUe39kSZKKNROj1bpe0j/?imgmax=800)
Na nova janela que abre, você começa a preencher os dados do seu formulário. Lembre-se que esta explicação refere-se ao modelo de criação de uma prova.
![clip_image001[12] clip_image001[12]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQJjGNCmu3dazszFWmGBRXOVKVOLw6eXHPEw18B8pIoPwFdtBWL2N6wG3JDWYRteEYaISW9h18DaDhRH6HKo4DeoochHxjZ0M3ziYUxlvRM_7JggqExVek7uqqIsoH-V5KiGaLGWR_-QXd/?imgmax=800)
Como vemos na imagem abaixo, começaremos a editar nossas questões da prova.
![clip_image001[13] clip_image001[13]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4lzj9UJK8SoCMss4M8i4fr8z6Zp6MLNHN4mk26ToiPuOdmVGBNEUDv6F0wZfgrJoGDCeXGeMNLFxsiV2Hjhm5CLAsloly2ErbL6X9uqR71_3NWxDUsdSbFUQUuXywxzD35DnFNvYxzPsR/?imgmax=800)
No tipo de pergunta, selecione entre as opções apresentadas. “Texto” irá deixar uma linha em branco a ser preenchida pelo aluno. Útil para que ele preencha informações como nome, por exemplo. “Texto do parágrafo” serve para que apareça uma caixa de texto onde o aluno poderá dar uma resposta dissertativa para a questão. “Múltipla escolha” é para dar alternativas para que o aluno selecione entre uma delas. “Caixas de seleção”, quando a pergunta aceita mais de uma resposta correta. Serve para marcar interesses. “Escolha de uma lista” cria um menu suspenso onde o aluno seleciona entre as alternativas apresentadas. “Escala” permite dar notas para determinado assunto numa escala de 1 a n. E finalmente “Grade” que possibilita selecionar entre várias alternativas a que melhor se enquadra ao seu perfil. Interessante para testes de personalidade, etc.
![clip_image001[14] clip_image001[14]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKHI6hXYDU_ymMa0YCREhyphenhyphenEAR6Yyz2wqveGpFyzIX02ibslRqNY1CCaNR8g5wPQnGHbZmxlGs2Cqhtl8HcKmGBClJ7I2JhYDd8hjHX4C7boSbMj9EZlGK2Hy8aiUKRmV_SkgaImMt9dQN1/?imgmax=800)
Elaborada a primeira questão, passe para a segunda e vá esquematizando a sua prova.
![clip_image001[15] clip_image001[15]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikSbFZzpQa1-islWePVCyfsdj3n_ZfrbzGDJJ4WYAjn2ixTOgb1ZuETeXBvEDarbYgS5GByClk2RzrTio4N0NqmfecM98Q84daQ1mHogjWqYudnWSo2oECB7B9Dc5ASgIe3ZLHVx1s3Yoo/?imgmax=800)
Terminou, clique em salvar e visualize o resultado.
![clip_image001[16] clip_image001[16]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwz_9OtxnPB9f9yto3ll4A46DBZwe1Ll5mjNX-6ItMI0s2H_61Vp0JU_Tdg1BeEupe0tqm1WncfBI-nOMkFLHPL1WHrtvUuaZAVgjgCC88rhYPSUoQDq6Pi6dBJ__1fQF096t9FTDxqWQC/?imgmax=800)
O formulário pode ser enviado por e-mail, incorporado a um site ou blog, ou simplesmente acessado através do link onde os alunos poderão respondê-lo.
Todas as respostas aparecerão na planilha, que para acessar é só logar com seu usuário e senha e clicar sobre o nome dela.
A explicação é mais confusa do que utilizar a ferramenta na prática, portanto não convém ficar seguindo o passo-a-passo. Basta simplesmente se aventurar e ir descobrindo as diversas possibilidades que o recurso oferece.
"Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje." Provérbio chinês
Post a Comment