ESCOLA E DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS: CAMINHO PARA A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA

ESCOLA E DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS: CAMINHO PARA A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA
Palestrante: Erika Landau
Erika Landau é uma psicóloga
israelense, especialista em crianças e jovens superdotados.
A violência é
algo que faz parte da vida em sociedade desde que o ser humano passou a viver
em grupo nos primórdios das primeiras civilizações. Está presente nas relações
cotidianas e também é passível de ocorrer entre as crianças ao interagirem em
família, na escola e na sociedade.
Um caminho
possível para evitá-la, ou minimizar seus efeitos, segundo Erika Landau, é
fazer com que a criança tenha consciência das coisas boas que as pessoas fazem
para elas.
Quando se tem
esta percepção, a criança reconhece que é importante como pessoa e quando lhe
pedirem para que ela faça ou deixe de fazer algo, ela se sentirá menos irritada
e aceitará melhor essa conduta de convivência.
Lidar com a
frustração é algo difícil para crianças e jovens, que querem tudo "pra
ontem", numa urgência desmedida e desregrada.
As crianças
precisam aprender o valor da gratidão, e para isso é necessário que reconheçam desde
muito cedo o bem que lhe fazem. De outro modo, haverá insatisfação de ambas as
partes e a relação será prejudicada.
Erika Landau
coloca que a violência pode ser canalizada de modo a despertar a criatividade.
Agressão vem do
latim e significa "aproximar, colocar as mãos sobre". Essa
aproximação pode ser com amor ou ódio, para acarinhar ou para agredir.
A reação de
agressividade depende de como o ser humano foi estimulado, caracterizando o
comportamento agressivo como algo aprendido. Outras abordagens relacionam a um
comportamento inato.
A agressão tem
seu lado positivo, que é o que move o indivíduo, tornando-o determinado a
conseguir as coisas. Neste caso, temos a agressão como fonte construtora, que
motiva a ação em face de alcançar objetivos almejados.
Frustração e
fracasso pode ser o início de uma nova atividade criativa, se não forem levados
tão a sério. Vários são os exemplos de pessoas que alcançaram o triunfo,
superaram obstáculos e desenvolveram seu potencial realizando coisas
fantásticas!
O ser humano
nasce com agressão, o primeiro grito de um bebê é agressivo, a primeira
comunicação com seu meio é agressivo. Ele quer ser ouvido e compreendido,
portanto, usa dessa agressividade para conseguir o que necessita, que neste
caso é ser alimentado. Então, diferente do que se possa pensar, a agressividade
é necessária para a sobrevivência e para se estabelecer relações com o
ambiente.
A escola,
portanto, como um espaço socializador onde estão presentes os vários tipos de
comportamentos, pode ser a condutora e transformadora dessa energia agressiva
em talentos em potencial.
A criatividade
está embutida na agressividade, já que pode aceitar riscos, desafiar os limites
já conhecidos e extrapolar o convencional.
É necessário
oferecer desafios emocionais, sociais e intelectuais de modo que a criança
possa desenvolver sua criatividade, permitindo que a criança forme uma
autoimagem positiva e possa ver as coisas por diferentes pontos de vista.
É interessante
ver a agressão por este ângulo, quando normalmente é vista de forma negativa e
ameaçadora da ordem. Trata-se de acreditar que o comportamento agressivo é
contestador, exige alguma coisa e deve ser observado com atenção.
Na
agressividade pode residir a capacidade de criação, é necessário, portanto, que
para que isso ocorra, haja estímulos dos adultos de modo que a criança possa
compreender o que se passa com ela e se sentir aceita dentro desse universo que
a está frustrando e desestimulando.
Se pensarmos
bem, são nos momentos de agressividade em que nos esforçamos mais para sermos
compreendidos e é quando exigimos o que nos é de direito, então a agressão,
como parte integrante do ser humano desde o nascimento, pode nos tornar seres
plenos e criativos se for bem canalizada.
Por: Alda
Cavalcante Bezerra
Post a Comment