GCompris - Tangran
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O tangram é um
quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Ao contrário de outros
quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com as quais é
possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais,
plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e
outros. As regras desse jogo consistem em usar as sete peças em
qualquer montagem colocando-as lado a lado sem sobreposição.
Há uma lenda sobre esse material de que um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciaria uma grande viagem pelo mundo.
Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
- Com esse espelho você registrará tudo o que vir durante a viagem, para mostrar-me na volta.
O discípulo surpreso, indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
Então o mestre disse:
- Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.
Lendas e histórias como essas sempre cercam objetos ou fatos de cuja origem temos pouco ou nenhum conhecimento, como é o caso do tangram. Se é ou não verdade, pouco importa: o que vale é a magia, própria dos mitos e lendas.
Há uma lenda sobre esse material de que um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciaria uma grande viagem pelo mundo.
Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
- Com esse espelho você registrará tudo o que vir durante a viagem, para mostrar-me na volta.
O discípulo surpreso, indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
Então o mestre disse:
- Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.
Lendas e histórias como essas sempre cercam objetos ou fatos de cuja origem temos pouco ou nenhum conhecimento, como é o caso do tangram. Se é ou não verdade, pouco importa: o que vale é a magia, própria dos mitos e lendas.
Conteúdos,
objetivos e habilidades |
Com
o uso do tangram você pode trabalhar a identificação,
comparação, descrição, classificação
e desenho de formas geométricas planas., visualização
e representação de figuras planas, exploração
de transformações geométricas através
de decomposição e composição de figuras,
compreensão das propriedades das figuras geométricas
planas, representação e resolução
de problemas usando modelos geométricos. Esse trabalho
permite o desenvolvimento de algumas habilidades tais como a
visualização, percepção espacial,
análise, desenho, escrita e construção.
Se utilizado em terceiras e quartas séries pode envolver ainda noções de área e frações. |
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Fonte: Mathema
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