Header Ads

Dica - Google Docs

Por Alda Cavalcante Bezerra

Uma ferramenta muito útil e versátil para professores, estudantes e usuários de computador que necessitem fazer edição de textos, planilhas e apresentações em slide.

Com o Google Docs você faz tudo isso e ainda mais, pode criar enquetes e até sistemas de prova online, com a opção de que o aluno responda perguntas cujas respostas são de múltipla escolha ou conforme forem formatas as questões.

Entre as vantagens destaca-se a de que você não precisa instalar nada no computador. Seus textos, planilhas e apresentações são armazenados na web, não ocupando espaço no seu disco rígido. Além disso pode usar do recurso colaborativo, onde outra pessoa acesse a seu arquivo e faça as alterações necessárias participando da criação do mesmo. Útil para produção textual coletiva.

Você também poderá enviar seus arquivos de texto, planilhas ou apresentações para o site e poderá acessá-los de qualquer lugar do mundo que disponha de um computador conectado à internet. O Google Docs aceita os formatos de arquivos mais conhecidos, incluindo DOC, XLS, ODT, ODS, RTF, CSV, PPT, etc.

Entre algumas características, temos:

Escolha quem pode acessar seus documentos.
Basta inserir os endereços de e-mail das pessoas com quem deseja compartilhar um determinado documento e enviar o convite.

Compartilhamento instantâneo.
Qualquer pessoa convidada por você para editar ou visualizar um documento, uma planilha ou apresentação, pode acessá-lo logo após efetuar login.

Você e seus convidados editam e apresentam em tempo real.
Várias pessoas podem visualizar e fazer alterações simultaneamente. As planilhas possuem uma janela de bate-papo na tela, e as revisões de documentos mostram exatamente quem alterou o quê e quando. Como qualquer pessoa que tenha se juntado à apresentação pode seguir automaticamente com o apresentador, ver uma apresentação junto com alguém ficou muito fácil.

Quer elaborar uma prova online? Use o Google Docs.

Quer elaborar uma enquete? Use o Google Docs. Você poderá ver todas as respostas entrando na página com o seu login e visualizar um gráfico que contabiliza o resultado da votação.

Para começar a usar, clique aqui.

Nenhum comentário

Gostou do blog? Alguma informação foi útil para você? Deixe seu comentário para que eu possa melhorá-lo ainda mais.

Tecnologia do Blogger.